O mundo digital está em constante evolução e testemunhamos isso dia a dia. Uma das tecnologias mais fascinante dos últimos anos foi a chegada das Inteligências Artificiais (IA) para o uso comum de qualquer pessoa. Tanto para criação de textos, planilhas, etc...
Como mais recentemente a geração de fotos que imitam a aparência de um ser humano. É verdade que os primeiros modelos dessa função apresentavam muitos defeitos e estranheza a principio, mas agora começam a ficar cada vez mais realistas.
Essa incrível ferramenta vem atraído cada vez mais atenção e hoje vamos explorar alguns pontos das IAs, incluindo acompanhantes fakes.
O uso indevido: Uma preocupação bastante válida é o uso indevido ou até criminoso de fotos sensuais por IA sendo aplicadas em golpes, manipulações/edições para serem usadas como identidades falsas, desinformações, assédio, fraude e vendas indevidas.
Privacidade e consentimento: Uma polêmica que envolve as imagens geradas por IA é o fato de que essa se alimenta de um banco de dados e esse banco consiste em grande numero de fotos e/ou imagens já existentes para compor o que se deseja fazer.
Essas imagens seriam usadas sem consentimento dos proprietários dos arquivos usados, sem permissão ou mesmo o conhecimento dessas. Há grande preocupação sobre como essas imagens podem ser usadas.
Imputar viés ou estereótipo: Seguindo a linha do tópico acima, podemos inferir que essas mesma imagens geradas por IA podem ser usadas como "provas" ou material para gerar engajamento de uma figura pública ou anônima em um tema ou representação no qual essa pessoa não tem nenhum envolvimento, assim atraindo o hate ou fake sobre a vítima de tal manipulação de imagem.
Risco para segurança: Outra característica que ganha cada vez mais força é o deepfake, ou, técnicas para copiar rosto e outras características de uma pessoa e cola-las em um vídeo ou foto completamente diferente, o que pode enganar até os observadores mais atentos. Isso também pode ser usado golpe, difamação e também como anúncios falsos de garotas de programa.
O impacto na criatividade: Com tudo que essas novas ferramentas ainda vão trazer, não é errado supor que fotos criadas por IA terão um grande impacto na própria criatividade e valorização do trabalho humano.
Quanto mais a IA se torna comum no nosso cotidiano, mais iremos nos afastar de trabalhos de artistas, fotógrafos, modelos e acompanhantes de luxo, afetando assim empregos e a economia.
Padrões de beleza impossíveis: Um atrativo sobre essa ferramenta é a possibilidade de se criar a "mulher perfeita", usando como base características já existentes, qualquer um pode montar a pessoa idealizadas, deixando de lado o real, o que é possível e verdadeiramente belo. Isso pode afastar as pessoas ainda mais de relacionamentos reais.
Redução de diversidade: Como o sistema das IAs se alimentam de dados para gerar os "prompts" ou comandos, para criar a imagem necessária, a tecnologia se vale de um algoritmo que diz quais são as palavras mais usadas nesses comandos, assim, oferendo não exatamente o que se procura individualmente, mas sim no que está no hype atualmente, o que pode gerar condicionamentos inconscientes a longo prazo.
E como tudo isso afeta nossas lindas acompanhantes de luxo?
Todos os tópicos acima resumem um cenário futuro bastante real: As pessoas podem, cada vez mais, se afastarem de relacionamentos e pessoas reais. Já fato comprovado que a internet e toda a imensidão de dados são viciantes e se tornaram parte de nossas vidas.
Agora, imaginem um mundo onde cada um pode criar sua pessoa perfeita. ou buscar apenas um padrão irreal de mulher, mas que no fim não passa d uma fantasia idealizada. Isso, sem dúvidas será muito prejudicial para o indivíduo e para a sociedade. Não podemos deixar que essa brincadeira substitua as experiências e relacionamentos reais de nossa vida.
É preciso dar valor ao que podemos sentir, tocar, sentir prazer e aprender. Isso vale tanto para acompanhantes quanto para amizades, pessoas e qualquer coisa ao nosso redor. Essas novas tecnologias devem ser usadas com sabedoria e vistas como facilitadores ou escapes de nossa imaginação, mas jamais como substitutos do real.
Uma reflexao sobre fotos sensuais geradas por IA
Por: BlackPower | Em: Noticias | 08 de Maio de 2024